FAQ

Perguntas frequentes

 
1A O.T.O. é norte americana?
Não. A Ordo Templi Orientis é uma Ordem internacional, governada por um Quartel General localizado em mais de um país. Os Estados Unidos possuem uma das cinco Grandes Lojas da Ordem, juntamente com Austrália, Croácia, Itália e Reino Unido, cada uma delas atuando de forma semi independente. Os países que não possuem uma Grande Loja, como o Brasil, respondem ao Quartel General Internacional, conhecido pela sigla IHQ, através dos Representantes do Frater Superior. Para saber mais: Ordo Templi Orientis Internacional.
2A O.T.O. é uma “Sociedade Secreta”?
Os detalhes sobre os graus iniciáticos e ritualísticos da O.T.O. são sigilosos, disponíveis apenas para seus iniciados, e a política interna da Ordem é preservar a privacidade do seu quadro de membros. No entanto, a O.T.O. está registrada como uma organização religiosa e sem fins lucrativos, além de informações acerca de seu trabalho público estarem abertas para qualquer interessado.
3A O.T.O. é uma religião?
Não. A O.T.O. é uma organização filosófica e mágicka que trabalha de acordo com os princípios da Lei de Thelema, uma filosofia que pode ser considerada religiosa por aqueles que assim a vêem. Para quem deseje seguir um caminho de cunho religioso, na estrutura da O.T.O. encontra-se a Ecclesia Gnostica Catholica.
4A Ordo Templi Orientis é satânica ou anti-cristã?
A O.T.O. não pretende ser satânica ou anti–cristã. Acreditamos que estas caracterizações não servem a nenhum propósito real em descrever o que somos ou nossa visão da humanidade. Ao invés de sermos anti–cristãos, preferimos ser pró Thelema: acreditamos nos ideais Thelêmicos de liberdade de auto expressão pessoal e religiosa, emancipação da superstição e da opressão social e no desenvolvimento de uma visão de mundo que suporte e encoraje o antigo sonho de uma Irmandade Universal entre os seres humanos.
5Aleister Crowley era um satanista?
Aleister Crowley foi um científico e sistemático explorador de práticas, técnicas e doutrinas religiosas. Como tal, ele experimentou exercícios devocionais à figura de “Satã”, tal como fez com a de Jeová, Jesus Cristo e a Virgem Maria, sem contar várias entidades do panteão egípcio e hindu. Crowley não cultuava um deus específico, uma vez que os considerava aspectos do Universo e de seu próprio Ser.
6Aleister Crowley sacrificava crianças?
Não. Crowley nunca realizou ou defendeu sacrifício humano. Sua muito citada alusão ao “sacrifício de uma criança” (Magick em Teoria e Prática, Capítulo XII) trata–se de uma metáfora para uma prática específica de magia sexual, onde se plasma o que recebe o nome de "criança mágicka", sem relações com danos a qualquer indivíduo. De todo modo, sacrifício humano é incompatível com os princípios de Thelema, constituindo uma violação ao direito de cada homem e mulher de viver como desejar.
7Como a O.T.O. atua socialmente?
A O.T.O. não se envolve com movimentos sociais, ações de caridade, movimentos políticos ou qualquer ação semelhante. Acreditamos na melhoria da sociedade como um todo e trabalhamos por ela; contudo fazemos isso através do trabalho de aprimoramento do indivíduo em um sentido ético e de consciência, através do trabalho pessoal de cada um de nossos membros e não de forma coletiva. Contudo, os membros individuais da Ordem são livres para exercerem quaisquer atividades sociais ou políticas que desejem.
8Como entrar na O.T.O.?
Resumindo, o candidato deverá ser maior de idade (18 anos no Brasil), livre (sem nenhum impedimento legal e capaz de arcar com suas responsabilidades para com a Ordem) e de bons costumes (pelo que será avaliado por dois Irmãos da Ordem). Caso aprovado, será submetido a uma iniciação ao grau de Minerval (0°), realizada num Corpo Local oficial da Ordem por um Iniciador devidamente autorizado. Para maiores informações, consulte a sessão sobre Iniciação, aqui em nosso site.
9Devo aceitar algum dogma específico para entrar na O.T.O.?
Caso decida se iniciar, será pedido que aceite o Livro da Lei como está escrito, sem desejar alterá–lo por adição, mudança ou subtração de suas partes. Entretanto não existem interpretações dogmáticas ou “oficiais” do Liber AL vel Legis e a interpretação deste depende, em sua maior parte, de cada um.
10E se for sua Verdadeira Vontade fazer alguma “coisa ruim”?
Este é um quebra–cabeça filosófico presente na filosofia de Thelema e, como tal, não pode ser resolvido facilmente ou superficialmente. Alguns consideram que “Faze o que tu queres” é uma lei descritiva do funcionamento do Universo, e não uma regra normativa ou moral, do mesmo modo que existe diferença entre a velocidade da luz determinada pela natureza e o limite de velocidade de uma estrada. Deste modo, tendo alguém levado a cabo um ato que foi capaz de ser consumado, é evidente que ele esteve de acordo com leis naturais. Assim, “bem” e “mal” seriam questões estritamente particulares de ponto de vista, não existindo tal juízo de valores na mecânica do Universo. Outro modo comum de se pensar a Lei é vê–la como uma meta a ser alcançada, e que é bastante possível agir contra sua Verdadeira Vontade — ou a de outros. Nesta ótica, se todos realizassem suas Verdadeiras Vontades, suas órbitas estariam harmonizadas com a das outras estrelas e não haveria atrito ou sofrimento. Já o não conhecimento da própria Vontade representa um desalinhamento com a natureza e, portanto, um estado passível de causar ou receber sofrimento. Uma visão não necessariamente invalida a outra. Além disso, cada Thelemita deve pensar a Lei de acordo com suas vivências pessoais dela.
11Por que estou vendo caracteres incomuns no meio de alguns textos?
Esse site se usa do sistema UTF-8 para exibir caracteres gregos e hebraicos em alguns textos. Por exemplo, a palavra “Thelema” em grego é Θελημα, e a letra Tzaddi em hebraico é צ. Caso o você esteja vendo caracteres estranhos pode ser que você precise configurar o seu navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Safari, Firefox, etc.) para o reconhecimento automático de caracteres ou, se já estiver no automático e mesmo assim não apresentar os caracteres corretos, configurar manualmente para UTF-8.
12Eu não gosto de algo no site, ou há algo faltando que devia estar lá. O que devo fazer sobre isso?
Para erros de digitação, gramática e correlatos, por favor, mande uma >a href="https://www.quetzalcoatl-oto.org/contato/">mensagem descrevendo seu problema à Secretaria, que comunicará ao webmaster. Tenha certeza de ter sinalizado em que URL (endereço completo que se encontra no navegador internet) da página encontrou o problema ou seu título e sessão específicos. Nosso webmaster não lidará com outros assuntos que não relativos ao próprio site. Caso discorde de alguma informação apresentada no site, entre em contato com a Secretaria, informando a informação contestada, como acredita que deveria estar sendo apresentada e a página do site relativa a ela. A administração do Oásis irá analisar a contestação e, caso se julgue relevante, atualizar o site. A administração se reserva ao direito de analisar toda contestação de acordo com seus próprios parâmetros, não sendo obrigada a publicar informações de cunho pessoal ou alterar quaisquer informações de acordo com preferências pessoais. Todas as informações contidas neste site são provenientes de documentação e/ou textos oficiais.
13Eu posso manter uma doutrina que eu já tenha ao me unir a O.T.O.?
A O.T.O. não impõe restrições às crenças de seus membros, tampouco à afiliação em outras organizações que não infrinjam os direitos da O.T.O. Entretanto, espera–se que membros de altos graus ou oficiais administrativos evitem a participação administrativa em outros grupos, a fim de economizar tempo e energia que poderiam estar sendo direcionados às obrigações da O.T.O., ainda que não seja obrigatório o afastamento das mesmas.
14Eu preciso ser um membro da O.T.O. para participar da Missa Gnóstica?
Ser membro da O.T.O. não é um prérrequisito para se assistir à Missa Gnóstica na maioria dos Corpos Locais. Porém é necessário ser convidado de um membro da Ordem, uma vez que, no Brasil, não realizamos cerimônias públicas. A Missa Gnóstica costuma atuar como ponto de contato para aqueles interessados em conhecer mais a Ordem e suas práticas. Alguns Corpos Locais preferem que haja maior contato antes de convidar pessoas de fora para assistir à Missa Gnóstica. Também é obrigatório para assistir ao rito que se participe da Eucaristia ao final da cerimônia. Encorajamos a quem se interessar em assistir à Missa Gnóstica que se familiarizem com o texto do ritual (Liber XV) antes de se decidirem.
15Eu vou aprender Magick na O.T.O.?
O principal propósito da O.T.O. na Tríade do Homem da Terra é instruir o(a) iniciado(a) nos Mistérios da Natureza, e não fornecer nenhum ensinamento específico em algum sistema de Magia. Contudo, os rituais em si já são instruções significantes, úteis para a teoria e prática mágica do(a) estudante sério(a). Os Corpos Locais da O.T.O. também fornecem instruções sobre temas que podem ajudar o(a) estudante a entender o seu processo iniciático e desenvolver–se magickamente, tais como: meditação, mitologia, simbolismo, yoga, religiões comparadas etc.
16O que é Thelema?
Resumindo, Thelema é uma filosofia místico/religiosa criada com o recebimento do Livro da Lei em 1904 e.v., por Aleister Crowley, no Cairo. A Lei de Thelema preconiza a chegada de um Novo Aeon (Era), baseado em duas máximas: “Faze o que tu queres será o todo da Lei” e “Amor é a lei, amor sob vontade”.
17O que é um(a) Thelemita?
O termo “Thelemita” pode estar sujeito a diferentes interpretações, mas, de forma geral, basta que se aceite o valor da revelação do Livro da Lei e se viva de acordo com seus princípios para ser considerado um(a) Thelemita. Não há necessidade de se unir a nenhuma organização em particular, tampouco a outros Thelemitas e nem sequer seguir qualquer roteiro específico de estudo, meditação ou prática ritual. Thelema significa “Vontade”, portanto o conhecimento e prática da própria Vontade, não importando que sistema ou técnica se use para obtê–lo, enquadra–se no postulado pela Lei de Thelema.
18Por que a O.T.O. cobra taxas?
Suporte financeiro é essencial para operar uma organização internacional, mesmo uma constituída por voluntários. Nossos registros financeiros estão abertos para os membros.
19O que eu ganho pagando minhas taxas?
As taxas são revestidas em serviços para os membros da Ordem, como por exemplo na forma de periódicos nacionais e internacionais. Além disso, as taxas locais ainda servem para manutenção dos serviços do Corpo Local (caso o membro seja filiado a algum), tais como Iniciações, instruções regulares, Missas Gnósticas, rituais diversos e encontros sociais.
20O que significa 93?
As antigas linguagens Hebraica e Grega não tinham um sistema separado dos numerais, relacionando estes às letras de seus alfabetos. Desta forma, um valor numérico pode ser obtido de uma frase ou palavra em algum desses idiomas. O estudo desses valores e suas associações é chamada “Gematria”. As Palavras gregas Θελημα (Thelema — Vontade) e Αγαπη (Agape — Amor) têm o valor de 93. Dessa maneira, o número 93 serve como uma forma concisa e simbólica de expressão da Lei: Vontade — “Faze o que tu queres será o todo da Lei” e Amor — “Amor é a lei, amor sob vontade”. Muitos thelemitas usam o 93 como saudação abreviada.
21Os membros da Ordem praticam “magia negra”?
“Magia negra” é geralmente atribuída a gêneros de “feitiçaria” com intenção de causar o mal a outros seres. A concepção de magia negra na filosofia Thelema refere–se a qualquer ato mágicko que distancie o Aspirante de sua Verdadeira Vontade ou o faça ir contra ela. Do mesmo modo, também é aceito que a Verdadeira Vontade de um ser não é ir contra a Verdadeira Vontade de outro ser.
22Qual a diferença entre a O.T.O. e a M∴M∴M∴?
A M∴M∴M∴ (Mysteria Mystica Maxima), foi originalmente estabelecida como a seção Britânica da O.T.O. sob a chefia de Crowley. Atualmente, M∴M∴M∴ representa a fase da O.T.O. que administra os graus iniciáticos preliminares, do 0° (Minerval) até o VII°.
23Qual a orientação política da O.T.O.?
A O.T.O. não possui nenhuma orientação política e é apartidária. A Ordem não se envolve, não apoia e não dá suporte a partidos políticos ou governos em nenhum nível e de forma alguma. Isso não impede que membros possam ter suas orientações políticas ou partidárias individuais e as exerçam em suas vidas particulares.
24Qual a relação da Igreja Gnóstica Católica com a O.T.O.?
Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.), ou Igreja Gnóstica Católica, foi incorporada na estrutura da O.T.O. em 1908 ev. Crowley escreveu em 1913 e.v. a Missa Gnóstica (Liber XV), que é considerada o principal rito externo da O.T.O. A E.G.C. aceitou formalmente a Lei de Thelema em 1920 ev, e é frequentemente descrita como sendo o braço religioso da O.T.O., disponibilizando para seus membros a possibilidade da experiência sacerdotal e eclesiástica.
25Qual a relação de Aleister Crowley com a O.T.O.?
Aleister Crowley foi admitido na O.T.O. em 1910 ev. Ele foi apontado Grão–Mestre Nacional X° para a Bretanha e a Irlanda em 1912, e assumiu a liderança internacional como O.H.O. (Outer Head of the Order — Cabeça Externa da Ordem) em 1922. Ele revisou os rituais e estruturas da Ordem, de modo a adequá–los à realidade da Lei de Thelema.
26Qual a relação entre a O.T.O. e a Astrum Argentum (A∴A∴)?
Devido a muitos pioneiros Thelemitas terem sido membros tanto da O.T.O. quanto da Astrum Argentum (A.·.A.·.), há até hoje muita confusão histórica acerca da associação entre essas duas Ordens. A Astrum Argentum foi fundada por Aleister Crowley e George Cecil Jones em 1907, em cima da estrutura da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), com o objetivo da promulgação da Lei de Thelema. Apesar de até hoje muitos membros da O.T.O. também serem da A∴A∴, isto reflete uma opção pessoal do Iniciado em procurar sistemas que dialogam, e não uma dependência entre os sistemas das Ordens, que se tratam de estruturas diferentes. Graus na A∴A∴ não garantem graus na O.T.O., e nem vice–versa.
27Qual a relação entre a O.T.O. e a Maçonaria?
No presente não há mais relação alguma entre a O.T.O. e a Maçonaria, que não histórica. Ainda que fundada como uma Academia Maçônica, desde 1912 a O.T.O. não presta mais obediência a nenhuma das Grandes Lojas Maçônicas, regulares ou irregulares, não se constituindo mais em uma organização maçônica. Desta forma, possuir um Grau maçônico não confere nenhum tipo de direito ou privilégio na O.T.O., ou vice-versa.
28Qual a relação entre a O.T.O. e as Ordens Rosacruzes?
Ainda que a simbologia da rosa desabrochando sobre a cruz seja utilizada dentro da O.T.O. e que, em termos históricos, exista relação entre a O.T.O. e duas das maiores organizações rosacruzes pela proximidade entre os fundadores dessas organizações e a O.T.O., não existem quaisquer ligações filosófica, estrutural ou administrativa entre a O.T.O. e qualquer organização rosacruz.
29Qual a relação entre a Ordo Templi Orientis e a Wicca?
A O.T.O. não é uma organização pagã ou Wiccan. No entanto, sua filosofia não é incompatível com essas duas linhas. Gerald Gardner, que é aceito como o criador da Wicca, foi profundamente influenciado pelo trabalho de Crowley e foi um iniciado na O.T.O. Alguns membros da O.T.O., inclusive, consideram–se Wiccans.
30Qual a relação entre a O.T.O. e as outras organizações thelêmicas?
A Ordo Templi Orientis acredita plenamente na liberdade de todo ser humano em seguir a Lei de Thelema e reunir–se em grupos com sua proposta particular de viver e trabalhar a Lei. Contudo, acredita também que essa liberdade deve ser levada de forma séria, responsável e independente. Dessa forma, a O.T.O. não interfere, julga ou compatibiliza seus Graus Iniciáticos com nenhuma outra organização thelêmica. Por outro lado, reserva–se ao direito de também manter seu próprio trabalho independente desses grupos, não aceitando qualquer tipo de interferência por parte dos mesmos.
31Quão antiga é a O.T.O.?
Por tradição, a O.T.O. remonta sua origem espiritual à fundação da Ordem dos Cavaleiros Templários em 1108 e.v. Historicamente, seus antecedentes imediatos (de acordo com Aleister Crowley) foram as Ordens Rosacruzes do século 18 e.v. As conferências iniciais que levaram de fato à formação da O.T.O. como uma organização moderna se deram em 1859 e.v. na Europa. Tais encontros levaram ao lançamento do “Oriflamme”, um jornal que viria a se tornar o jornal oficial da O.T.O. em 1902 e.v.. A Constituição da O.T.O. foi publicada em 1906 e.v., e seu manifesto foi primeiramente distribuído nos EUA em 1919 e.v.
32Sou ateu. Posso entrar na O.T.O.?
Muitos membros da O.T.O. são ateus, vários deles inclusive atuando como membros da E.G.C. A O.T.O. não professa nenhuma religião específica — ainda que muitos membros entendam Thelema de forma religiosa — ou requer que seus membros o façam, aceitando igualmente qualquer pensamento religioso ou ateísta. Em Thelema, divindades são vistas primariamente como símbolos a serem interpretados de acordo com o entendimento pessoal de cada um, seja como divindades externas à pessoa ou arquétipos psicológocos.
33O que é uma Iniciação?
Normalmente, a ideia de Iniciação corresponde a um principiar ou a uma introdução. Na O.T.O. é uma cerimônia física presencial que serve a vários objetivos. No Grau de Minerval (0º) ela introduz o candidato, através de um psicodrama, isto é uma alegoria simbólica dramatizada, aos mistérios de Thelema.
34Por que eu iria querer ser iniciado?
Não há uma resposta única ou mesmo uma resposta certa para isso. Cada um deve buscar em si o motivo pelo qual deseja iniciar-se e porque deseja iniciar-se à O.T.O. Contudo, algumas das razões mais comuns são:
  • Ter uma noção do que são os Mistérios de Thlema de uma forma direta, sem necessariamente formar um laço com a Ordem (visto que o Minerval não estabelece ainda um elo permanente com a O.T.O.);
  • Para se tornar um membro da Ordem e/ou do Corpo Local;
  • Para participar da Missa Gnóstica como um oficiante;
  • Buscar um nível mais profundo de camaradagem com os membros da comunidade;
  • Tornar-se um Iniciado de nossos Mistérios;
  • Buscar uma vivência real dentro de uma comunidade thelêmica;
  • Buscar maiores conhecimentos sobre ocultismo em geral e Thelema em particular.
Lembramos que para estudar Thelema, ocultismo, magia em geral ou thelêmica em particular não é obrigatório ou mesmo necessário ser um Iniciado, ou mesmo um membro da O.T.O. Iniciar-se à Ordem significa que você está buscando um caminho específico de trabalho e espiritualidade, que não é o único. Então, antes de decidir-se pela afiliação e iniciação à O.T.O. procure conhecer esse caminho e essa proposta de trabalho. Entre em contato com o Corpo Local, participe de seus eventos abertos e converse com os membros. E então, pergunte a si mesmo quais os seus motivos para tanto. Todo motivo é válido, mas você deve conhecer o seu.
35Como eu consigo dois padrinhos?
Antes de ser Iniciado você deverá desenvolver algum tipo de contato com pelo menos dois membros que estejam aptos a atuar como seus Padrinhos. O Corpo Local realiza rotineiramente eventos abertos a não iniciados nos quais você poderá encontrar-se pessoalmente com os membros, apresentar-se e travar conhecimento. É importante ter em mente que o contato entre candidato e membros não deve ser invasivo por nenhuma das partes. Tendo travado esse contato, pergunte ao membro se ele pode e deseja apadrinha-lo. Lembre-se que nenhum membro elegível ao apadrinhaento é obrigado a aceitar assinar como Padrinho o formulário de um candidato. Esta é uma responsabilidade muito grande assumida pelo membro e ele deve ter seus motivos para não assinar. Normalmente, estes motivos são comunicados ao candidato. Mas, se um membro não quiser ou não puder assinar o formulário, isso não é impedimento para que se peça o apadrinhamento a outro membro.
36Devo esperar uma Iniciação ser marcada para entregar meus formulários?
Não. Os formulários de aplicação devem ser entregues com antecedência mínima de dois meses da Iniciação marcada. A validade dos formulários é de um ano de forma que o melhor procedimento é entrega-los à Secretaria assim que estiverem preenchidos e assinados.
37Devo pagar as taxas quando entregar os formulários?
As taxas locais devem ser pagas quando a Tesouraria entrar em contato, após o Rito ser marcado. A taxa internacional, correspondente à anuidade, deve ser paga no dia da Iniciação.
38Posso parcelar os pagamentos ou usar cartão de crédito?
Não. Não trabalhamos com qualquer forma de pagamento eletrônico das taxas de Iniciação nem parcelamos os valores, que não são altos. O que sugerimos é que, uma vez que, uma vez que há um período mínimo de dois meses entre a entrega dos formulários e a Iniciação, o candidato faça uma reserva paulatina dos valores.
39Caso eu desista da Iniciação, os valores são devolvidos?
Não. Não fazemos devolução dos valores pagos. Por isso, recomendamos que tenha bastante certeza de que realmente deseja se iniciar.
40Uma vez entregues os formulários, o que devo esperar?
No momento certo, a Secretaria enviará um comunicado — normalmente por e-mail — informando todo o procedimento a ser tomado, endereço do local da cerimônia e demais detalhes necessários. Tenha paciência.
41E se eu não quiser mais me iniciar?
Não há problema algum. Você é livre para tomar suas decisões e estas serão acatadas pelo Corpo Local. Apenas pedimos que comunique sua desistência com alguma antecedência à nossa Secretaria para que possamos organizar melhor a cerimônia.
42Vou ter de cultuar Aleister Crowley ou copiar sua forma de agir?
De forma alguma. Na O.T.O. não temos cultos a personalidades, vivas ou mortas, nem acreditamos que Aleister Crowley fosse algum tipo de figura divina a ser cultuada. Ele era um homem, com suas falhas e seus acertos. Também não acreditamos que o caminho espiritual thelêmico deva ser uma cópia do caminho de Crowley. O que ele fazia era sua forma pessoal de agir e pensar. Acreditamos que cada um deva descobrir e seguir seu próprio caminho individual e única.
43Sou membro de outra associação. Tenho de sair dela?
Não. Os membros da O.T.O. são livres para participarem de qualquer organização, ordem, fraternidade, irmandade, igreja ou associação que desejarem, iniciática ou não. Isso vale para associações já existentes ou para membros da Ordem que desejem se unir a outros grupos. Apenas tenha em mente que pertencer a um número muito grande de associações pode ser bastante complicado e não permitir que se tenha um verdadeiro proveito de todas. A única restrição que se faz quanto a isso é que um membro que tenha cargos oficiais em outra organização não pode assumir qualquer cargo oficial dentro da O.T.O. Cargos oficiais na O.T.O. não são posições de privilégio e sim de serviço. Ser um Oficial da Ordem requer muita dedicação e isso não seria possível quando o membro precisa dedicar-se também a outro grupo. Considere também que, ainda que não seja proibido, ser membro da O.T.O. e ao mesmo tempo participar de um grupo que tenha uma postura anti-O.T.O. é uma posição um tanto quanto contraditória.
44O que eu devo levar para a minha Iniciação?
Para o Grau de Minerval, não é necessário levar nada além dos valores das taxas.
45O que eu não devo levar para a minha Iniciação?
A posse de droga ilícitas ou armas (de fogo ou “brancas”) é proibidas em todo evento da O.T.O., inclusive as Iniciações. Levar drogas ilícitas ou armas à cerimônia irá resultar em expulsão do local e consequente impedimento à Iniciação. Evite também levar bebidas alcoólicas. Embriaguez, ou qualquer tipo de estado mental alterado, é motivo para a não realização da Iniciação.
46Preciso vestir alguma roupa especial?
Por uma simples questão de costumes, pedimos aos candidatos que usem roupas escuras. Entretanto, isto não é obrigatório e você pode vestir-se como quiser. Recomendamos apenas que use roupas confortáveis e práticas. As cerimônias podem ser longas e roupas apertadas ou restritivas podem se tornar incômodas.
47Sou portador de uma doença / cadeirante / visualmente impedido / cardíaco / etc. Ainda posso me Iniciar?
No formulário de aplicação há um espaço para doenças pré existentes que deve ser preenchido. Desde condições como diabetes ou pressão alta a cardiopatias ou impedimentos físicos, ou condições mentais como ansiedade, síndrome do pânico ou claustrofobia, devem ser informados para a segurança do candidato e do Corpo Local. Não tenha vergonha, você não será julgado por isso e seus formulários são confidenciais. Lembre-se: o Corpo Local não pode se responsabilizar por quaisquer problemas advindos de sua condição de saúde se não formos previamente avisados.
48Vou ter de matar um bode ou qualquer coisa do tipo?
De forma geral, dentro da O.T.O. você não será coagido a fazer nada contra a sua vontade. Isso vale também para as Iniciações. Também podemos dizer que nenhuma das Iniciações da O.T.O. envolve sacrifícios animais, ainda que não condenemos a prática. De qualquer forma, podemos deixar avisado que para alguns candidatos a cerimônia de Iniciação pode ser uma experiência muito intensa. O rito foi criado para ser desafiador, mas jamais doloroso ou degradante. Pelo contrário, seu objetivo é instruir, iluminar, receber e aprimorar as vidas dos candidatos.
49Como devo me preparar para a Iniciação?
Não há uma resposta única ou certa para isso. Cada um irá se preparar da forma que julgar mais conveniente para si. De forma geral, recomenda-se que a pessoa faça meditações por um algum tempo antes do dia do rito, da forma que mais achar adequadas. Caso o candidato conheça alguma forma de banimento, realizá-lo uma ou duas vezes por dia durante esse período é também recomendável. Mas, caso não queira fazer nada disso, lembre-se: são recomendações, não regras.
50Eu vou estar me juntando a um culto ou seita?
Não. Ainda que a definição de “culto” ou “seita” seja a de um grupo de pessoas que compartilham crenças similares ou práticas religiosas, entendemos o sentido desta pergunta. Há uma série de práticas que definem a noção comum de “culto” ou “seita”:
  • Lavagem cerebral. Não utilizamos quaisquer tipos de técnica de controle mental sobre candidatos ou membros, nem procuramos influenciar de forma alguma sua vontade ou forma de pensar. Não praticamos amizades forçadas, privação de sono, limitação de dietas ou qualquer outra forma de coerção física ou psicológica para que alguém se entregue a qualquer sistema de crenças ou práticas. Inclusive, este tipo de comportamento é totalmente contrário aos preceitos de Thelema. Impedimento de saída. Tal como todo candidato é livre para desistir da Iniciação, todo membro é livre para deixar a Ordem quando assim o desejar.
  • Isolamento. Não afastamos ninguém, direta ou indiretamente, de suas famílias, amigos, trabalho, groupos sociais ou qualquer outra associação. Pelo contrário, acreditamos que os membros não devem se restringir socialmente ao contato com seus irmãos e irmãs e que devem viver a vida plenamente tanto dentro quanto fora de nossos grupos. O convívio social e intelectual plenos com outras pessoas, modos de pensar e de agir é essencial a crescimento de qualquer pessoa.
  • Manipulação financeira. Ainda que em nossa Constituição mencione-se que os membros de Graus mais altos devam abrir mão de suas posses e propriedades à Ordem, na realidade isso não é mais praticado há muitos anos. De nenhum membro, independente de Grau ou posição financeira ou social, é esperado abrir mão de suas posses ou propriedades. Da mesma forma, nenhum membro é coagido a doações de qualquer natureza.
  • Líderes carismáticos. Ainda que a O.T.O. tenha seus líderes, estes não são “carismáticos” ou considerados “infalíveis”. Na Ordem não há culto a personalidades (nem mesmo à de Aleister Crowley). A O.T.O. não é baseada em nenhum indivíduo.
  • Controle de comportamento. Nenhum membro da O.T.O. possui autoridade ou autorização para dizer a outro membro como deve viver sua vida, do que deve gostar ou não ou como deva comportar-se em sua vida privada. Os membros da O.T.O. não são policiados de forma alguma.
  • Proibição a questionamentos. Acreditamos ser um direito inalienável de todo indivíduo o pensamento independente. Promovemos o pensamento crítico e nenhum questionamento é proibido. Mesmo que seja em relação à própria Ordem e suas lideranças.
51O que significa "Minerval"?
Resumidamente, um Minerval é um Buscador da Sabedoria, da Verdade ou da Luz (ou de todas as três). A palavra é derivada do nome da deusa romana Minerva, equivamente à Athena grega, a deusa da sabedoria. Minerva também é considerada como uma deusa dos guerreiros, da poesia, da medicina, do comércio, das artes e a inventora da música. Há outros fatores, que são explicados depois que se entra na Ordem.
52Disseram-me que o Minerval é um "hóspede da Ordem". Isso significa que não serei um membro de verdade?
O Grau de Minerval é um Grau Iniciático no qual o candidato é considerado um “hóspede honrado” da O.T.O. e não um membro pleno. Este grau vida permitir ao candidato decidir, através da vivência direta dentro da Ordem, se deseja ou não se tornar um membro pleno, isto é alguém que forjou entre si e a Ordem um laço inquebrável, o que ocorre na Iniciação do Iº Grau. É uma oportunidade de conhecer a O.T.O. por dentro, seu dia a dia, seu trabalho e as pessoas que estão lá. E também uma chance de ser conhecido de forma mais profunda pelos membros que poderão um dia serem seus Padrinhos para o Iº Grau. De forma prática, Minervais participam de todas as atividades da Ordem (que não sejam cerimônias de Iniciação de Graus mais altos que o seu), suas instruções, encontros, ritos, etc. Não é feita muita distinção, no dia a dia, entre Minervais ou membros de qualquer outro Grau. Contudo, não podem assumir cargos oficiais dentro da Ordem ou serem noviços como Sacerdotes, Sacerdotisas ou Diáconos.
53Tenho outras perguntas!
Em caso de quaisquer dúvidas ou questionamentos não exite em falar conosco. Entre em contato ou nos procure durante nossos eventos abertos. Ficaremos felizes em conversar.
Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support