A Ecclesia Gnostica Catholica

Conheça mais sobre a E.G.C.

A Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.), ou Igreja Gnóstica Católica, é o braço religioso da Ordo Templi Orientis. Ela atua como uma congregação que se dedica a promover, em um ambiente coletivo de características místicas, o desenvolvimento do Ser Humano em Luz, Vida, Amor e Liberdade, conforme estabelecido pela Lei de Thelema no Livro da Lei, atuando como complemento ao trabalho esotérico individual exercido na O.T.O. Sua atividade central é a execução da Missa Gnóstica (Liber XV), composta por Aleister Crowley em 1913. Esta é complementada pelos ritos de Batismo, Confirmação e Consagração que estabelecem a Congregação da Ecclesia.

Através da E.G.C. busca–se estabelecer um trabalho comunitário através do qual uma sociedade Thelêmica possa florescer. Também permite àqueles e àquelas que possuem um espírito devocional trabalharem sua religiosidade através de um conjunto de ritos e ainda seguirem, se for de seu desejo, uma carreira religiosa de serviço a essa comunidade.

A participação na Congregação da E.G.C. é aberta a todos e todas que assim desejarem, sendo ou não membros iniciados(as) da O.T.O., através dos ritos de Batismo e Confirmação. As Consagrações como Diácono/Diaconisa e Sacerdote/Sacerdotisa são restritas a membros da Ordo Templi Orientis, em situação regular, respectivamente iniciados(as) nos Graus II° e KEW (vide O Sistema da O.T.O.). A grande maioria dos Corpos Locais da O.T.O. realiza a Missa Gnóstica regularmente e várias destas cerimônias são abertas a convidados dos membros da Congregação.

A teologia, doutrina e teoria sacramental da E.G.C. baseiam–se totalmente nos princípios Thelêmicos. A fórmula mágicka e eclesiástica da E.G.C. se alicerça nos princípios do Novo Æon, propondo uma nova relação entre a consciência humana e divina. Ainda assim, graças à flexibilidade do pensamento Thelêmico, suas cerimônias são ecléticas, traçando a origem de suas fórmulas e métodos a uma variedade de linhas mágicas, místicas e religiosas, adaptadas de acordo com os princípios estabelecidos no Livro da Lei e outros escritos de Aleister Crowley e pensadores e pensadoras Thelêmicos. Esses princípios são estabelecidos no Credo da Ecclesia Gnostica Catholica e desenvolvidos nas Coletas do Liber XV.

Para maiores explicações sobre a E.G.C., seus ritos, estrutura ou o Credo, entre em contato conosco.