Um Pensamento Sobre a Nossa Arte

Tempo de leitura estimado: 2 mins

Considero a nossa Arte como uma ciência cujos fenômenos estão diretamente conectados com a experiência do artista em íntima relação com o mundo que o cerca, sendo este mundo sempre subjetivo, independente da ilusória objetividade.

Esta inter-relação artista/mundo gera um ponto de vista, um modo próprio de expressão que se manifesta através do fenômeno conhecido como a Arte, um evento altamente particular mesmo quando inserido num movimento aparentemente geral.

Nossa Arte é, portanto, antes de tudo, um estado de ser que provoca e instiga ao fazer. O objeto da Arte um ilusório ponto final de um movimento que se prolonga e debate eternamente na ânsia pela manifestação da existência do artífice em si mesmo.

Concluo, portanto, que a principal obra do artista desta ciência não é outra senão ele mesmo. Esta obra do eu sou não é, de forma alguma, um fenômeno passivo onde o eu se encontra plenamente dependente ou aprisionado por fatores externos. Antes, é uma interação entre o externo e interno, o macro e o micro, um bailar de existência cujo compasso é, ou melhor dizendo, deveria ser, marcado pela acurada observação e livre arbítrio do próprio artista.

Para se considerar o fazer da Arte deveria ser primeiramente compreendido que o produto final, objeto-arte, deve ser sempre o resultado da vontade do observador e diretor do drama representado, o eu sou o que sou artista e nada mais. Pois a Arte Magna é em sua essência um movimento anárquico e libertário, aprisionar é condicionar.

Criação, o ato fundamental do artista, demanda a libertação do eu em relação ao outro e tudo aquilo que o cerca, não importando quão alto seja o preço a ser pago pelo ato de criar.

Da máxima obra-núcleo, a essência libertária do artista magno, surgem os diversos objetos, idéias, palavras e atitudes que permitem ao mundo classificar o sujeito como realizador da Arte, manifesta-se a obra artística. Mas a obra contém e conterá sempre apenas o parcial, uma pequena parte do imenso, intenso e maravilhoso murmurinho que constitui o rico universo interior do artista, um universo que contém em si milhares de possibilidades, uma possibilidade de manifestação a cada passo, a cada gesto. A obra de Arte Magna representa apenas a perspectiva temporária de uma face cujo colorido e formas jamais será totalmente revelado, pois as ondulações do ser interno somente ao ser interno se revelam. E eis aí a grande angústia de todo verdadeiro artista. A experiência de Prometeu que sucumbe ao desejo da revelação integral do fogo eterno aos olhos do mundo e se vê diante da dicotômica condição do mundo dos espelhos onde o que se deseja revelar não se revela, mas vela. O drama de todo o criador que diante da necessidade da manifestação se vê diante da angústia de limitar e obliterar na matéria aquilo que desejaria ver expandido e liberto num infinito espaço de estrelas. O fígado do artista, tal qual o de Prometeu.

É sábio compreender que todo ato de manifestação criadora contém em si a semente de morte do filho gerado e que a cada alegria da chegada corresponde uma lágrima da partida.


Autora: Soror Babalon

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support