Thelema: Ontem e Hoje

Tempo de leitura estimado: 4 mins

A primeira metade do século XX foi uma das épocas mais expressivas da Humanidade. Nestes anos viram-se duas Guerras Mundiais, o surgimento da Penicilina e da Era do átomo, o início e o fim do nazifacismo institucionalizado. O Neocolonialismo dividiu a áfrica e a partes da ásia em províncias dos grandes impérios europeus, eliminando a liberdade dos povos de lá. Foi a época da Quebra da Bolsa de Nova York que lançou o mundo na Grande Depressão e do “New Deal” de Roosevelt. Este clima de anti-liberalismo por todo o mundo resultou, talvez, no surgimento de várias ideologias de propostas libertárias, tais como o Socialismo e o Anarquismo.

No início de tudo isto, discretamente, na Cidade do Cairo, Egito, surgia também uma outra ideologia de propostas extremamente libertárias e igualitárias, não apenas no plano econômico ou social mas de forma geral. Com a escritura do Liber AL vel Legis nascia a filosofia de Thelema, buscando libertar o Ser Humano integralmente, não apenas de sistemas político-econômicos mas também dos grilhões religiosos e das ilusões do mundo e de si mesmo. Aprofundando as idéias Renascentistas, Thelema fazia mais do que colocar o Homem no centro do Cosmo mas alçava-o à categoria divina, colocano-o par-a-par com toda a legião de deuses já cultuados na História.

Em uma sociedade extremamente restritiva, cuja moral era ainda a vitoriana, na qual pernas de mesas eram consideradas indecentes e cobertas de panos apenas por serem pernas, esta ideologia manifestou-se pela pessoa o magista inglês Aleister Crowley, uma figura já então polêmica por suas atitudes na Golden Dawn e por sua vida privada; e que viria a ser tornar ainda mais polêmica por toda a sua vida e além. As idéias propostas no Livro da Lei eram tão perturbadoras para o pensamento vigente no início do século passado que mesmo o próprio Crowley chocou-se com ele. A idéia da sacralidade feminina, por exemplo, contrastava fortemente com o machismo de Crowley. Por conta disto, o Liber AL foi relegado ao esquecimento de um velho baú por anos.

Entretanto, o Eon de Hórus não estava fermentando apenas na mente daquele homem. Vários autores na época escreveram obras que, ainda que não abertamente trazendo a palavra Telêmica, traziam o núcleo das idéias e do pensamento de Thelema. E tentar deter a evolução é como tentar parar uma avalanche com as mãos. Assim, Crowley rendeu-se ao inevitável e, através da Ordo Templi Orientis de Reuss e Kelner e de sua Astrum Argentum começou a divulgação da Palavra de Anhk-f-na-Khonsu, o Sacerdote dos Príncipes. Não uma palavra trazida de um longínquo passado mítico mas sim a palavra viva daquilo que a humanidade como um todo está fadada a se tornar.

Thelema não é uma idéia de eliminação do antigo pura e simplesmente, de forma alguma esta é uma filosofia e uma ideologia iconoclasta. Pelo contrário, mostra-se uma filosofia de grande respeito a todo e qualquer tipo de conhecimento não-supersticioso e que busca trazer para si esta sabedoria acumulada pela Humanidade e reinterpretá-la à luz do conceito do Homem-Deus. É uma filosofia de quebra, porém, de conceitos arraigados, de morais ultrapassadas, de ilusões e de idéias já moribundas.

Na época de sua vinda ao mundo, a forma como estes conceitos manifestavam-se era, principalmente, através da liberalidade sexual, supremo tabú da Época Vitoriana. A liberdade artística também era extremamente valorizada, em um mundo onde a arte seguia normas rígidas e o Surrealismo ainda aguardava para se manifestar em plenitude. Vivendo por tais conceitos tão afrontantes para seus contemporâneos, os telemitas de então chocavam absurdamente a sociedade, tornando-se verdadeiros “centros de pestilência” no mundo obsessivamente organizado da época. Foi um dos motivos que levou o próprio Crowley a ser alcunhado por um juiz inglês de “o homem mais perverso do mundo”.

Mas o tempo passa.

A segunda metade do Séc. XX foi ainda mais surpreendente, em vários aspectos, do que a primeira metade. Principalmente se focarmos as décadas de 60 e 70, onde os movimentos Hippye e os sobreviventes dos beatniks mostraram todo o esplendor da Contra-Cultura. Drogas ampliadoras da mente, liberdade sexual, sociedades comunitárias, ecologia e a redescoberta das culturas orientais, principalmente as hindús, foram os pontos fortes desta época inesquecível para os que nela viveram. Mas, se o sonho contra-cultural não se estabeleceu de todo, a geração seguinte dos Yuppies restaurou em grande parte o conservadorismo e o movimentos como o Socialismo e o Anarquismo mostraram-se meramente utopias, o mundo estava irremediavelmente mudado. A semente da liberdade humana estava plantada em solo fértil e pouco-a-pouco ia germinando.

Thelema encaixa-se nesta mudança de mundo perfeitamente. Muitos destes movimentos influenciaram-se, ainda que sem que a grande maioria se desse por conta, pelo pensamento telêmico. “Imagine”, de John Lennon, é um grande exemplo disso. Lentamente Thelema vai infiltrando-se nas estruturas sociais, partindo de seu lar original, o próprio inconsciente humano. E, mudando o mundo, muda a si mesma.

As atitudes tão chocantes dos primeiros telemitas já hoje em dia não chocam quase ninguém. Hoje o sexo não é tabú e a luta pela liberdade e pelos direitos humanos é considerada natural e necessária, não uma aberração de alguns poucos. Os desafios que um telemita enfrenta hoje em dia são outros, não os que já foram conquistados pelos pioneiros e seus filhos. Hoje vemos o Ser Humano ser escravizado de formas mais sutis e indiretas. Não são meros conceitos morais ou religiosos que impedem o crescimento humano. São os próprios conceitos de “sucesso”, “realização” e outros que nos são impingidos desde a infância. São as necessidades consumistas aberrantes a que somos condicionados, os padrões estéticos absurdos que são impostos.

O telemita de hoje não choca tanto a sociedade quanto antes. O telemita é agora mais sutil, um rebelde consciente que luta com as armas que seus próprios opressores lhe fornecem. Luta dentro de si mesmo, antes de mais nada.

Thelema não é hoje vista como foi há cem anos. O Livro da Lei é ainda o mesmo mas sua leitura individual passa por outros conceitos mentais, provenientes da própria evolução das idéias e do conhecimento deste século. Isso torna a filosofia telêmica não a letra morta das mãos de Crowley mas a palavra sagrada de cada um de nós que luta pelo Sonho Telêmico, tão bela e vibrante quanto antes, ainda que com outras cores.

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support