Thelema: Esquerda ou Direita?

Tempo de leitura estimado: 3 mins

Um assunto que já vem sendo tratado de forma bastante acalorada é a questão política dentro de Thelema. Há os que dizem que Thelema é de esquerda e que pessoas de direita não deveriam ser Thelemitas. E há os que colocam Thelema à direita do espectro político e argumentam que esquerdistas não poderiam ser Thelemitas. Curiosamente, para cada argumento que se expõe para uma das argumentações, o mesmo argumento muitas vezes é usado para a outra. E como estamos de Thelemitas, a decisão segue (bastante) acalorada.

Não. Não vou expor aqui esses argumentos. Por quê? Porque todos estão errados. E todos estão certos. Como é que pode isso? Pode porque Thelema não é de esquerda nem de direita. Thelema é, pura e simplesmente, Thelema. Mas Thelemitas são de todos os espectros políticos possíveis. E isto mostra uma das características mais interessantes do pensamento Thelêmico: por não possuir uma doutrina rígida ou dogmas, a forma de se enxergar Thelema acaba sendo uma fusão entre o texto (canônico ou não) e o pensamento individual de cada Thelemita. E, cá entre nós, é assim mesmo que tem de ser. Contudo, uma coisa deve ser lembrada. Apesar de tudo, Thelema não é uma casa da mãe Joana, onde qualquer coisa é liberada. Existe, sim, um código de ética em Thelema. Ao invés de explanar esse código aqui, sugiro que façam uma leitura bem atenta de Liber Oz e de Dever.

Nestes textos, colocam-se valores que são fundamentais para o exercício de Thelema. Por um lado, em Liber Oz se fala dos direitos inerentes ao Ser Humano sob a perspectiva Thelêmica: o direito à livre ação e pensamento, o direito ao gerenciamento de seu próprio corpo, ao livre mover-se. Já em Dever temos a contra-parte da responsabilidade que temos para com nós mesmos, para com o outro, para com toda criatura e para com o mundo.

Mais do que se preocupar com teorias políticas e sociais, Thelema se coloca como um caminho próprio que busca permitir ao Ser Humano alcançar o conhecimento de si mesmo e o exercício dos resultados deste conhecimento, a consecução de sua Vontade. Mais do que uma licença para realizar qualquer desejo que se apresente, como muitos parecem buscar em Thelema, é um caminho de disciplina, consciência e libertação da pura essência que faz com que cada indivíduo seja aquela estrela única brilhando no Corpo de Nuit. Ao dizer-se Thelemita, a pessoa está declarando não apenas que busca esses princípios mas, talvez até acima disso, que busca que cada um tenha a liberdade em sua vida para agir neste sentido. E isto é uma expressão do amor conhecido como Agapé, aquele amor sublime que não distingue o Eu do Outro, ou do Todo. Um Thelemita entende que não há essa divisão real e que a Liberdade só pode ser verdadeira quando é colocada não apenas para si mas para todos.

Thelema é um caminho de Amor e de Liberdade. São princípios universais desta forma de se relacionar consigo mesmo e com o mundo, seja na forma de um pensamento religioso, filosófico ou um “estilo de vida”. Não importa. Esses princípios universais são a chave. Não importa se você vê a si mesmo ou a Thelema como um posicionamento de esquerda ou de direita. Enquanto você vive, pratica e defende você está no caminho Thelêmico. Seu posicionamento político não pertence a qualquer grupo espiritual ao qual você pertença (ou, pelo menos, não deveria) e nem a Thelema em si. Ele é seu e só seu. Mas não há escolhas sem responsabilidade nem atos sem consequências. Assim, é claro que podem (e até devem) haver Thelemitas de esquerda e Thelemitas de direita. Ou Thelemitas que não se coloquem em nenhum destes aspectos.

Mas, de uma forma ou de outra, não imbua a Thelema as suas escolhas ou os seus atos. Assuma-os corajosamente. Mas não se esqueça de que Thelema não é qualquer coisa que você queira para justifica-los. Muito pelo contrário. Se você vê atos, ideias e propostas que vão contra estes princípios, se você aceita aqueles que buscam destruir a possibilidade do Amor e a prática da Liberdade, se as ideias que você aceita ferem aquilo que está no Liber Oz ou impedem o que está em Dever… Talvez você deva repensar se Thelema é realmente o seu caminho.


Autor: Frater Inanis

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support