O Que É Um Mago?

Tempo de leitura estimado: 5 mins

Estava eu confortavelmente sentada no sofá do templo de Horus, quando aquele som indesejável e interrogador me chegou aos ouvidos tal qual mosquito que zumzzzurge e atrapalha a siesta: “Naob, o que é um mago?”

Olhei para a face inquiridora e ela me sorria.

Pensei cá comigo: “Horus Episkopos é um grande irmão e amigo, mas ele adora me colocar em ‘saia justa'”, e é claro que a esta altura ele já adivinhava os meus pensamentos e o sorriso de doce tomou ares de troça e fraterna zombaria.

Me mantive por alguns segundos em silêncio, beirando a perplexidade, tamanha a surpresa que a objetividade da pergunta me causou. Porém, antes mesmo que eu pudesse replicar, ele se aproxima e me incita a escrever um artigo sobre o assunto para o nosso site. Aquilo me soou como um desafio e bem, aqui estou eu tentando responder a esta inquietante e difícil pergunta: o que é um mago?

Os leitores provavelmente irão estranhar que um membro de uma tão respeitável Ordem de magia como a Ordo Templi Orientis tenha dificuldades em responder a tão aparentemente óbvia e simples pergunta. Afinal de contas, eu devo andar por aí com um daqueles chapéus engraçados na cabeça e aquela vara na mão — sem eufemismos maliciosos, por favor — invocando terríveis demônios de Saturno, apolíneos anjos de Vênus e Deuses de sei lá onde. Portanto, pensa o caro leitor, sendo a magia o meu cotidiano eu deveria ter uma resposta pronta na ponta da língua!

Não lamento frustrar aqueles que lêem este artigo desde que em favor de uma pequena reflexão. A magia é realmente o meu cotidiano, embora não ande por aí usando coisas engraçadas e dizendo “abrakadabra”, mas a magia é tão meu cotidiano quanto é para cada um de vocês que lêem estas linhas. O sol que nasce, ascende e se põe, infalivelmente ministra, gratuitamente e abertamente a todos um ensinamento secreto e central de magia todos os dias. Ensinamento este que todos praticam de forma inconsciente ao obedecer ao relógio biológico da constituição humana. Ao anoitecer e sucumbir ao sono mergulham em Amenti e, da mesma forma que Rá o fazia ao finalizar o seu percurso pelo céu do antigo Egito, também vocês irão enfrentar os terrores do reino da morte até finalmente vencerem Apep e renascerem transmutados e vitoriosos, tal qual Rá, no novo dia.

Todos nós somos Osíris ressurrecto em seu filho Hórus, graças à habilidade mágica de Ísis, a grande mãe natureza. Todos nós sofremos a grande morte todos os dias ao adormecer, bem como, ressuscitamos para a vida ao amanhecer. Todos, sem nenhuma exceção, possuem a fórmula mágica da maestria da morte e da vida e exercitam esta fórmula durante todos os dias de sua existência. Concluo então que todos são magos.

Então por que perguntar o que é um mago se todos nós o somos? Qual é o objetivo e profundidade da pergunta?

Poderia eu dizer que todo mago é um ilusionista? Sim, sem dúvida nenhuma!

Poderia eu dizer que todo ilusionista é um mago? Não, absolutamente não!

Existe um sem-número de definições para aquilo que seria um mago e eu poderia, a fim de agradar a todos e exibir minha bela cauda de pavão, discorrer desde Giordano Bruno, passando por Cornelius Agrippa, Cagliostro, Levi e tantos outros até chegar aos nossos dias com a figura de Crowley, Austin Osman Spare e muitos dos contemporâneos. E por que não falar em Buda, Moisés, Yoshoa, etc? E quanto a todos aqueles que nos passaram incógnitos? Todos estes têm algo importante a dizer sobre o que é um mago, mas não é do meu interesse e também não deveria ser o de vocês, caso um dia almejem a maestria mágica, obter e fornecer respostas já estruturadas e bem definidas por outros. A magia só pode ser compreendida, mesmo quando em grupo, pela experiência individual, e é ao fruto desta experiência elevada à potência infinita que chamamos mago.

Magia é o ato de fazer, de elaborar, de concretizar, uma atitude de contínua criação e realização que se prolonga até o alcance do fim último. O mago é um ser cuja vida se resume, não importando as condições, a um ato de constante criação e realização de si mesmo, um ato subjetivo que se expande para o mundo objetivo que o cerca.

Mas todos nós criamos e realizamos em algum âmbito, seja pessoal ou profissional, subjetivo ou objetivo. Todos nós temos este tipo de atitude, independente dos diferentes níveis de profundidade que o nossa ação possa atingir. O ato de criação e realização é inerente ao homem comum ou, pelo menos, assim acreditamos!

Então o que diferencia o ser humano comum do prodigioso mago?

Muitos minúsculos e suaves relevos que ao olhar do vulgo passam desapercebidos, mas que não escapam ao olhar aguçado do magista. De forma a sintetiza-los e possibilitar uma melhor compreensão, eu diria que o homem comum continua sendo aquele filho de sua mãe e de seu pai, enquanto que o mago se tornou pai e mãe de si mesmo. O mago se tornou um ser auto-gerado e é exatamente disto que provém a sua capacidade em realizar todo tipo de prodígios e maravilhas que o homem comum não é capaz de alcançar. É devido a este seu ato de auto-geração que o mago recebe o título de deus. O mago se diferenciou do homem comum, quando contrapôs ação à reação e venceu a inércia do universo, escapando ao controle do processo de automação do mundo para obter o controle individual e único dos fluxos que regem as condições tanto da vida quanto da morte. Ele se atreveu a ler e aprender o seu próprio livro de segredos, afirmando Eu Quero, Eu Ouso, Eu Posso, Eu Calo, pois Eu Sou.

Ele quis, ousou e pôde cometer o grande pecado do incesto e, fertilizando o útero de sua própria Mãe, ele calou, a fim de resgatar o Si Mesmo dos grilhões que o aprisionavam. Conquistou, através das agruras e angústias da morte, o dom da vida eterna e a maestria do reino dos mortos. Em razão disto, o mago é conhecido como Aquele Duas Vezes Nascido, aquele que fertilizou a terra com seu próprio sangue e renasceu, conquistando o trono de seu Pai, o Sol.

A chave? Consciência.

O meio? O mundo.

As ferramentas? Fenômenos subjetivos e objetivos.

O método? Integração.

O tempo? Aqui e agora.

A meta? Morte.

O ganho? Renascimento.

O fruto? O mago.

O prodígio? Ilusão.

E então…

A chave? Consciência da plenitude e continuidade do êxtase da existência

O meio? A criação do mundo.

A ferramenta? Eu Sou.

O método? Divisão.

O tempo? Contínuo.

A meta? Realização da Verdadeira Vontade.

O ganho? Dissolução.

O fruto? O Nada que contém o Todo e o Todo que é Nada.

O prodígio? Silêncio.

E, para finalizar, eu diria que o mago é aquele sujeito que vive no escuro, mas que deseja tanto acender a luz da sala que se torna maníaco por interruptores. Quando entra em casa, a sua inabalável, resoluta e retamente direcionada vontade o faz estar pleno, integralmente presente, no ato de amor incondicional da mão que se eleva e pressiona o iterruptor

Desejam ser magos?

Primeiro precisam decidir se querem realmente acender a luz da sala.


Autora: Soror O. Naob

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support