A liberdade da restrição

Tempo de leitura estimado: 3 mins

Liberdade e restrição, fases do processo que movimenta a existência.

Conceituar a ideia que nos é trazida pela palavra liberdade, talvez seja a mais paradoxal das aventuras. O âmago da palavra conceito, em sua etimologia com raiz no latim “CONCEPTIO”, ligado também a “CONCIPERE” – “pegar e manter firme” – desmonta o pressuposto sentido da palavra liberdade. Não se pode “pegar e manter firme” a Mãe das Possibilidades. É lógico que buscamos aqui um contato genuíno com a ideia, procurando entendê-la em essência, sem a necessidade da presença do sujeito que, via de regra, a transforma em objeto. Liberdade não é algo que possa ser reduzido a uma mera entidade, a um simples agente ou a um trunfo a ser conquistado. Ela é fluida em seu sentido mais profundo; por ser fluida, é adaptável. E é neste ponto que ela se encaixa, se molda às necessidades do sujeito. Assim nascem as tentativas de “conceituar” a liberdade. Na mente humana ela se torna um conceito oriundo do movimento natural de identificação, do eterno jogo de espelhos que é a nossa manifestação. A liberdade tem a cara de cada um – e aí sim ela jaz condicionada, “escravizada” na restrição da forma.

Quando penso em liberdade não consigo sentir outra coisa diferente de movimento; lembro de sua fluidez – água. A água que movimenta a roda do moinho da vida; o eterno transformar daquilo que se manifestou através da restrição. A reciclagem da natureza é a maior prova de que a liberdade é a força motriz das mais variadas possibilidades de existência. A essência da mesma é movimento – eterna transformação. Transpor a forma, modificá-la. E não há aqui nenhum sentido de valor – bem ou mal – há o sentido de possibilidade. A liberdade avança numa carruagem sobre as infinitas rodas da combinação. Ligações e reações químicas – força, poder e vida.

Em física aprendemos que não há matéria sem que haja confinamento de energia em algum grau. Para tudo que vemos, ouvimos ou sentimos há uma energia combinada. A existência da forma depende da restrição.

Interessante é pensar que as possibilidades de existência dão-se através da condensação de energia, do “prensar” de infinitas moléculas. Elas “perdem” sua liberdade para tornarem-se algo novo, diferente. Morrem para renascer. É o aprisionamento que cria. Esta é uma ode a eternidade do movimento – a liberdade do mesmo.

O Livro da Lei nos traz uma ideia bem aplicável à colocação acima: “Esta é a criação do mundo, que a dor de divisão é como nada, e a alegria da dissolução tudo.” – Capítulo I, verso 30.

Sendo a liberdade a força do movimento, a seiva da vida, toda forma é liberdade contida, é energia confinada.  Eterna maré. Infinita mudança.

Paradoxos sem fim nos levam na tentativa de modular a inércia do Todo; na divisão do Um que resume a vida para manifestar-se através de “novas uniões” e possibilitar tudo o que vemos e não vemos. Será esta a essência do sentimento de vazio que permeia a todos? Aquele reflexo de divisão que carregamos? A continuidade do movimento pede a oscilação das marés…Separo-me! Junto-me! “Pois estou dividida por amor ao amor, pela chance de união.” – Liber Al Vel Legis – Capítulo I, verso 29.

Considerações à parte, o que nos aproveita o vislumbre desta percepção? Não poderia ser mais óbvia a resposta, posto que somos parte do Todo, semente/fruto da Mente Maior, Microcosmo. Para elencar tudo isto, cito novamente o Livro da Lei: “A palavra de Pecado é Restrição.” – Capítulo I, verso 41.

Mas que não se restrinja o entendimento da palavra “pecado” a algo ruim, ou a erro em alguma instância. Trazendo para nosso contexto, pecado é apenas uma via. É transgressão de regras, e tudo que é regrado, em síntese, é estático. Não produz novas formas. Contrapondo-se a isto, ouso dizer que a palavra de Redenção é Liberdade. No fim das contas, liberdade e restrição são faces da mesma moeda.

Quem nunca precisou refrear suas atitudes, desejos e palavras em função de um interesse maior? Pautamos nossos comportamentos através das opções que temos,  num eterno cálculo de custo/benefício, modulando assim nossos próprios parâmetros de movimento. A grande diferença entre nós, seres mentais ditos racionais e os eventos da natureza dita irracional, é que sempre orquestramos nossa realidade em determinado grau. Ou seja, para nós, possibilidades não são meras recombinações de fatores (por sinal, extremamente harmônicas) e sim verdadeiras escolhas por nós construídas. Penso que ainda não atingimos o sopé do entendimento deste poder.

“Faze o que tu queres será o todo da Lei” sintetiza de forma gloriosa aquilo que, em essência, não tem forma: liberdade. É o pleno exercício do movimento nas possibilidades da forma em nossa dimensão. Aqui e agora, a restrição clama pelo combustível da possibilidade – o eterno gozo da expansão do ser.


Autora: Soror Vaidade

 

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support