O Corpo Local

O Oásis Quetzalcoatl é um corpo oficial da Ordo Templi Orientis Internacional, fundado em 23 de maio de 2000 e.v. na cidade do Rio de Janeiro, atuando para este município e toda a área metropolitana (Grande Rio de Janeiro).

Somos uma comunidade de homens e mulheres livres que se dedicam ao processo do autoconhecimento e sua consequente expansão de consciência através dos princípios de Vida, Luz, Amor e Liberdade, pilares essenciais da Lei de Thelema.

Nossos Objetivos

Temos como um de nossos principais objetivos auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente livre da superstição, tirania e opressão onde o ser humano possa expressar a sua Verdadeira Vontade em plena harmonia com a essência divina que nele habita.

Acreditamos que cada ser humano é uma estrela individual e eterna que possui sua própria órbita e que o objetivo primordial de sua encarnação não é outro senão descobrir as coordenadas dessa órbita e cumprir a sua Verdadeira Vontade, realizando a Grande Obra e alcançando a Felicidade Perfeita.

Hexagrama Unicursal, um dos principais símbolos de Thelema
Hexagrama Unicursal, um dos principais símbolos de Thelema

Nossos objetivos são alcançados através de um conjunto de Ritos Iniciáticos que visam despertar e ativar os chakras, propiciando a ascensão da kundalini e o acesso a estados mais elevados de consciência. Realizamos também o estudo teórico e prático da Filosofia de Thelema, Magia, Alquimia, Cabala, Tarot, Tantra e demais ciências herméticas que possam colaborar com o caminho de auto iluminação dos nossos iniciados.

Escultura de Quetzalcoatl no Templo de Teotihuacan
Escultura de Quetzalcoatl no Templo de Teotihuacan

Quetzalcoatl é considerado um homem-deus, tendo sido um grande guerreiro que expandiu com enorme sucesso os limites de seu reino. Também foi um grande legislador e pacificador que trouxe intenso progresso cultural e social a seu povo.

Conta a lenda que Quetzalcoatl era um rei de pureza sobre humana, mas que um dia, embriagado e impulsionado por maus conselhos, comete incesto dormindo com a bela Xochipétatl. Ao despertar de seu transe sexual, Quetzalcoatl, inconsolável, abandona seu amado reino de Tula e pune a si mesmo com a fogueira. Assim que morre seu espírito descende ao submundo e liberta seu próprio pai do reino infernal. Logo depois, acende aos céus e se transforma na estrela Vênus.

Além de ter sido identificado com Vênus, Quetzalcoatl também é o símbolo do Sol Nascente, aquele que anuncia uma Nova era para a humanidade.

O nome Quetzalcoatl significa “Serpente Emplumada” e é deste modo que ele é representado. A Serpente Emplumada simboliza a união da matéria pesada com a substância volátil; o réptil rasteja ansiando pela sua união com o céu e o pássaro voa aspirando a sua vinda para a matéria. O movimento que leva à união é concebido como o casamento alquímico dos opostos, um dos grandes objetivos da Filosofia de Thelema.

O Códice Bórgia, um dos poucos documentos sobreviventes da cultura Asteca, contém uma profecia que possui considerável conexão com nossos objetivos, a chamada Profecia de Paz de Quetzalcoatl:

Mantém vivo o meu ideal, dos dias futuros em que todos estarão livres, quando cada pessoa, cada espírito, viverá na harmonia sagrada. A paz soará acima da nação da tartaruga. A águia conduzirá o mundo à salvação.

Rito de iniciação do culto de Dionísio, mural em Pompéia
Rito de iniciação do culto de Dionísio, mural em Pompéia

Para ser um membro da Ordo Templi Orientis a pessoa, mulher ou homem, deve ser livre, maior de idade e de bons costumes. Ser maior de idade significa que a pessoa deve ter mais de 18 anos completos. Entende-se ser livre como não estando encarcerado ou com algum tipo de impedimento legal, além de ser capaz de assumir e manter seus compromissos para com a Ordem. Os bons costumes do candidato são assegurados por dois membros de Grau Iº ou maior que sejam selecionados e aceitem atuar como padrinhos do mesmo. Eles buscarão familiarizar-se com o candidato e verificar seu desejo de entrar para a Ordem.

Caso necessite maiores informações sobre a afiliação, entre em contato conosco.

//]]>