Iniciação à O.T.O.

Há duas formas de afiliação à O.T.O.: a via iniciática e a via eclesiástica. Estas correspondem aos dois braços da Ordo Templi Orientis, a Mysteria Mystica Maxima (M∴M∴M∴) e a Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.).  Estes dois braços, respectivamente, o ocultista e o místico, são inicialmente independentes mas, conforme se avança em seus ritos, tornam-se conectados.

Afiliação Iniciática

A afiliação iniciática está disponível a todos que assim o desejarem e cumpram os requerimentos. As Iniciações são ritos de caráter mágico que são executadas em um Corpo Local da Ordem (normalmente um Oásis ou uma Loja, ainda que Acampamentos também possam), conduzidas por um membro devidamente autorizado como Iniciador da O.T.O. A primeira Iniciação à O.T.O. é chamada de Minerval (0º Grau).

Desta forma, o caminho para se tornar um membro iniciado à O.T.O. envolve contactar um Corpo Local (o mais próximo possível) para que conheça os membros e trave contato com eles. A Secretaria do Corpo Local disponibilizará as fichas de aplicação, que devem ser preenchidas pelo candidato.

Preenchidas as fichas de afiliação é necessário que o candidato encontre dois padrinhos, que devem ser membros de Iº Grau ou superior. Dentro da O.T.O. é considerado de mau gosto perguntar o Grau de um membro, assim recomenda-se que o candidato pergunte ao membro se este poderia apadrinhá-lo. Muitas vezes o membro irá, antes de assinar o formulário de aplicação, buscar conhecer melhor o candidato antes de comprometer-se com o apadrinhamento.

As fichas, preenchidas e assinadas pelos padrinhos, deverão ser entregues à Secretaria com pelo menos três meses de antecedência à próxima Iniciação agendada.

Afiliação Eclesiástica

A Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.) é o braço religioso da O.T.O. Através dela é possível a afiliação à Ordem, pela aplicação dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação. O Batismo de um leigo não confere nenhum privilégio especial. Membros Confirmados que sejam também Minervais da M∴M∴M∴ podem também seguir carreira eclesiástica, de acordo com seu Grau na M∴M∴M∴

 

Privacidade

A afiliação à O.T.O. é privada. Nomes, endereços e formas de contato (telefones, e-mails, etc.) são mantidos confidenciais do público em geral e mesmo da maioria dos membros da Ordem. Oficiais administrativos da Ordem, incluindo os Oficiais de Corpo Local, recebem as informações sobre os membros na medida da necessidade. Por exemplo, um membro desejando iniciar-se em um Corpo Local que não o seu deve ter sua situação comunicada pelo Quartel General Internacional da Ordem em resposta ao pedido feito pelo Mestre daquele Corpo Local. De forma semelhante, os Oficiais do Quartel General Internacional recebem estas informações para que possam cumprir suas funções.

Não Discriminação

Para todo e qualquer pedido de afiliação à Ordem jamais serão levadas em consideração a raça, etnia, sexo, identidade de gênero, orientação sexual ou religião. Esta regra vale para a Iniciação ao Grau de Minerval (0º) ou para qualquer outro Grau.

Esta política reflete-se para toda e qualquer atividade dentro da O.T.O.

Membros de Outras Organizações

A afiliação a qualquer outra organização, iniciática ou não, não garante Iniciação à O.T.O., privilégios de qualquer tipo ou equiparação de Graus Iniciáticos ou sacerdotais.

A O.T.O. também não realiza troca de patentes ou correspondência de Graus com qualquer organização.

Segundo as regras da Constituição da Ordo Templi Orientis, tornar–se um membro da Ordem é um direito concedido a todo homem e mulher livre que sejam:

  • Maiores de idade: de acordo com a legislação vigente em cada país, sendo 18 anos no Brasil;
  • Livres: em condições médicas, legais, psicológicas e financeiras de assumir compromissos e cumprir com suas responsabilidades; e
  • De boa conduta: ou seja, o candidato à admissão passará por um período de avaliação com dois membros (Grau I° ou maior) da Ordo Templi Orientis, a fim de que eles possam atestar a idoneidade do candidato e então assumir responsabilidade por ele como seus Padrinhos.

Cumpridos estes requerimentos, deve-se entregar ao Corpo Local:

  • Fichas de Afiliação: disponibilizadas pela Secretaria do Corpo Local, em duas vias (uma em Português e uma em Inglês), que devem ser corretamente preenchidas e assinadas com os nomes civis pelo Candidato e seus dois Padrinhos;
  • Fotocópia da carteira de identidade: sendo qualquer documento que tenha esta função de acordo com a legislação brasileira;
  • Pagamento das taxas de afiliação e
  • Duas fotos 3×4 de rosto.

Não são requerimentos para afiliação à O.T.O.:

  • Participação em qualquer outra sociedade, ordem, grupo ou religião, seja qual for sua natureza;
  • Afastamento ou negação de qualquer outra sociedade, ordem, grupo ou religião;
  • Pertencimento a qualquer forma de pensamento político, social ou ideológico;
  • Pertencimento a qualquer etnia, gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou camada social ou econômica;
  • Escolaridade mínima;
  • Conhecimentos prévios sobre magia, ocultismo, misticismo, Thelema ou qualquer conhecimento similar;
  • Prestação de favores de qualquer natureza a nenhum membro da Ordem;
  • Pagamento de qualquer quantidade de dinheiro, entrega de presentes ou ação siminar a qualquer membro da Ordem ou
  • Entrega de qualquer tipo de documento, fotografia, vídeo, senhas ou qualquer informação de caráter pessoal considerada abusiva a qualquer membro da Ordem.

As seguintes taxas são cobradas para afiliação à Ordo Templi Orientis:

  1. Taxa de Iniciação – R$ 170,00: cobrada pelo Corpo Local para cobrir os gastos relativos à cerimônia. Este valor deve ser pago quando da confirmação da pessoa quando candidato à Iniciação
  2. Anuidade – US$ 12,60: valor correspondente à anuidade da Ordem, renovado de ano em ano, sempre no mês correspondente à última Iniciação. Este valor é pago, convertido em Reais, no dia da Iniciação.

Os Corpos Locais também podem cobrar uma mensalidade para a manutenção de seus custos. Esta mensalidade é cobrada apenas dos membros que se afiliarem a um Corpo Local e a nenhum outro. As mensalidades, para os que se afiliarem a um Corpo Local, devem ser pagas mensalmente junto à Tesouraria do Corpo Local ou de acordo com as regras do mesmo.

Atenção: nenhuma outra taxa é cobrada para afiliação à O.T.O.

Clique na pergunta para ver a resposta.

Antes de mais nada, o que é uma Iniciação?

Normalmente, a ideia de Iniciação corresponde a um principiar ou a uma introdução. Na O.T.O. é uma cerimônia física presencial que serve a vários objetivos. No Grau de Minerval (0º) ela introduz o candidato, através de um psicodrama, isto é uma alegoria simbólica dramatizada, aos mistérios de Thelema.

Por que eu iria querer ser iniciado?

Não há uma resposta única ou mesmo uma resposta certa para isso. Cada um deve buscar em si o motivo pelo qual deseja iniciar-se e porque deseja iniciar-se à O.T.O. Contudo, algumas das razões mais comuns são:

  • Ter uma noção do que são os Mistérios de Thlema de uma forma direta, sem necessariamente formar um laço com a Ordem (visto que o Minerval não estabelece ainda um elo permanente com a O.T.O.);
  • Para se tornar um membro da Ordem e/ou do Corpo Local;
  • Para participar da Missa Gnóstica como um oficiante;
  • Buscar um nível mais profundo de camaradagem com os membros da comunidade;
  • Tornar-se um Iniciado de nossos Mistérios;
  • Buscar uma vivência real dentro de uma comunidade thelêmica;
  • Buscar maiores conhecimentos sobre ocultismo em geral e Thelema em particular.

Lembramos que para estudar Thelema, ocultismo, magia em geral ou thelêmica em particular não é obrigatório ou mesmo necessário ser um Iniciado, ou mesmo um membro da O.T.O. Iniciar-se à Ordem  significa que você está buscando um caminho específico de trabalho e espiritualidade, que não é o único.

Então, antes de decidir-se pela afiliação e iniciação à O.T.O. procure conhecer esse caminho e essa proposta de trabalho. Entre em contato com o Corpo Local, participe de seus eventos abertos e converse com os membros. E então, pergunte a si mesmo quais os seus motivos para tanto. Todo motivo é válido, mas você deve conhecer o seu.

Como eu consigo dois padrinhos?

Antes de ser Iniciado você deverá desenvolver algum tipo de contato com pelo menos dois membros que estejam aptos a atuar como seus Padrinhos. O Corpo Local realiza rotineiramente eventos abertos a não iniciados nos quais você poderá encontrar-se pessoalmente com os membros, apresentar-se e travar conhecimento. É importante ter em mente que o contato entre candidato e membros não deve ser invasivo por nenhuma das partes.

Tendo travado esse contato, pergunte ao membro se ele pode e deseja apadrinha-lo. Lembre-se que nenhum membro elegível ao apadrinhaento é obrigado a aceitar assinar como Padrinho o formulário de um candidato. Esta é uma responsabilidade muito grande assumida pelo membro e ele deve ter seus motivos para não assinar. Normalmente, estes motivos são comunicados ao candidato. Mas, se um membro não quiser ou não puder assinar o formulário,  isso não é impedimento para que se peça o apadrinhamento a outro membro.

Para conhecer os eventos do Oásis Quetzalcoatl acesse nosso calendário. Caso deseje comparecer em algum deles, entre em contato com nossa Secretaria.

Devo esperar uma Iniciação ser marcada para entregar meus formulários?

Não. Os formulários de aplicação devem ser entregues com antecedência mínima de dois meses da Iniciação marcada. A validade dos formulários é de um ano de forma que o melhor procedimento é entrega-los à Secretaria assim que estiverem preenchidos e assinados.

Devo pagar as taxas quando entregar os formulários?

Não. As taxas de iniciação e anuidade devem ser pagas no dia da Iniciação. O procedimento é informado ao candidato por nossa Secretaria quando este é avisado formalmente da data de sua Iniciação.

Posso parcelar os pagamentos ou usar cartão de crédito?

Não. Não trabalhamos com qualquer forma de pagamento eletrônico das taxas de Iniciação nem parcelamos os valores, que não são altos. O que sugerimos é que, uma vez que, uma vez que há um período mínimo de dois meses entre a entrega dos formulários e a Iniciação, o candidato faça uma reserva paulatina dos valores.

Caso eu desista da Iniciação, os valores são devolvidos?

Não. Não fazemos devolução dos valores pagos. Por isso, recomendamos que tenha bastante certeza de que realmente deseja se iniciar.

Uma vez entregues os formulários, o que devo esperar?

No momento certo, a Secretaria enviará um comunicado — normalmente por e-mail — informando todo o procedimento a ser tomado, endereço do local da cerimônia e demais detalhes necessários. Tenha paciência.

E se eu não quiser mais me iniciar?

Não há problema algum. Você é livre para tomar suas decisões e estas serão acatadas pelo Corpo Local. Apenas pedimos que comunique sua desistência com alguma antecedência à nossa Secretaria para que possamos organizar melhor a cerimônia.

Vou ter de abandonar minha religião?

De forma alguma. Suas crenças e práticas religiosas são parte da sua vida particular e a Ordem jamais irá interferir nisso. Você é livre para crer no que for e praticar sua fé da forma que desejar.

Contudo, algumas formas de pensamento religioso podem ter aspectos antagônicos em relação a Thelema. Isso não será, de forma alguma, impedimento para se iniciar à O.T.O. mas entenda que é você, e mais ninguém, quem irá ter de lidar com essas contradições.

Sou ateu. Mesmo assim posso entrar para a O.T.O.?

Não há problema algum. Ainda que muitos membros da Ordem tenham Thelema como sua religião isso não siginifica que você deva fazer a mesma coisa. Ou que tenha de ter qualquer forma de pensamento religioso para estar na M∴M∴M∴ ou na E.G.C.

Vou ter de cultuar Aleister Crowley ou copiar sua forma de agir?

De forma alguma. Na O.T.O. não temos cultos a personalidades, vivas ou mortas, nem acreditamos que Aleister Crowley fosse algum tipo de figura divina a ser cultuada. Ele era um homem, com suas falhas e seus acertos. Também não acreditamos que o caminho espiritual thelêmico deva ser uma cópia do caminho de Crowley. O que ele fazia era sua forma pessoal de agir e pensar. Acreditamos que cada um deva descobrir e seguir seu próprio caminho individual e únic.

Sou membro de outra associação. Tenho de sair dela?

Não. Os membros da O.T.O. são livres para participarem de qualquer organização, ordem, fraternidade, irmandade, igreja ou associação que desejarem, iniciática ou não. Isso vale para associações já existentes ou para membros da Ordem que desejem se unir a outros grupos.

Apenas tenha em mente que pertencer a um número muito grande de associações pode ser bastante complicado e não permitir que se tenha um verdadeiro proveito de todas.

A única restrição que se faz quanto a isso é que um membro que tenha cargos oficiais em outra organização não pode assumir qualquer cargo oficial dentro da O.T.O. Cargos oficiais na O.T.O. não são posições de privilégio e sim de serviço. Ser um Oficial da Ordem requer muita dedicação e isso não seria possível quando o membro precisa dedicar-se também a outro grupo.

Considere também que, ainda que não seja proibido, ser membro da O.T.O. e ao mesmo tempo participar de um grupo que tenha uma postura anti-O.T.O. é uma posição um tanto quanto contraditória.

O que eu devo levar para a minha Iniciação?

Para o Grau de Minerval, não é necessário levar nada além dos valores das taxas.

O que eu não devo levar para a minha Iniciação?

A posse de droga ilícitas ou armas (de fogo ou “brancas”) é proibidas em todo evento da O.T.O., inclusive as Iniciações. Levar drogas ilícitas ou armas à cerimônia irá resultar em expulsão do local e consequente impedimento à Iniciação.

Evite também levar bebidas alcoólicas. Embriaguez, ou qualquer tipo de estado mental alterado, é motivo para a não realização da Iniciação.

Preciso vestir alguma roupa especial?

Por uma simples questão de costumes, pedimos aos candidatos que usem roupas escuras. Entretanto, isto não é obrigatório e você pode vestir-se como quiser.

Recomendamos apenas que use roupas confortáveis e práticas. As cerimônias podem ser longas e roupas apertadas ou restritivas podem se tornar incômodas.

Sou portador de uma doença / cadeirante / visualmente impedido / cardíaco / etc. Como devo fazer?

No formulário de aplicação há um espaço para doenças pré existentes que deve ser preenchido. Desde condições como diabetes ou pressão alta a cardiopatias ou impedimentos físicos, ou condições mentais como ansiedade, síndrome do pânico ou claustrofobia, devem ser informados para a segurança do candidato e do Corpo Local. Não tenha vergonha, você não será julgado por isso e seus formulários são confidenciais.

Lembre-se: o Corpo Local não pode se responsabilizar por quaisquer problemas advindos de sua condição de saúde se não formos previamente avisados.

Vou ter de matar um bode ou qualquer coisa do tipo?

De forma geral, dentro da O.T.O. você não será coagido a fazer nada contra a sua vontade. Isso vale também para as Iniciações. Também podemos dizer que nenhuma das Iniciações da O.T.O. envolve sacrifícios animais, ainda que não condenemos a prática.

De qualquer forma, podemos deixar avisado que para alguns candidatos a cerimônia de Iniciação pode ser uma experiência muito intensa. O rito foi criado para ser desafiador, mas jamais doloroso ou degradante. Pelo contrário, seu objetivo é instruir, iluminar, receber e aprimorar as vidas dos candidatos.

Como devo me preparar para a Iniciação?

Não há uma resposta única ou certa para isso. Cada um irá se preparar da forma que julgar mais conveniente para si. De forma geral, recomenda-se que a pessoa faça meditações por um algum tempo antes do dia do rito, da forma que mais achar adequadas. Caso o candidato conheça alguma forma de banimento, realizá-lo uma ou duas vezes por dia durante esse período é também recomendável.

Mas, caso não queira fazer nada disso, lembre-se: são recomendações, não regras.

Eu vou estar me juntando a um culto ou seita?

Não. Ainda que a definição de “culto” ou “seita” seja a de um grupo de pessoas que compartilham crenças similares ou práticas religiosas, entendemos o sentido desta pergunta. Há uma série de práticas que definem a noção comum de “culto” ou “seita”:

  1. Lavagem cerebral. Não utilizamos quaisquer tipos de técnica de controle mental sobre candidatos ou membros, nem procuramos influenciar de forma alguma sua vontade ou forma de pensar. Não praticamos amizades forçadas, privação de sono, limitação de dietas ou qualquer outra forma de coerção física ou psicológica para que alguém se entregue a qualquer sistema de crenças ou práticas. Inclusive, este tipo de comportamento é totalmente contrário aos preceitos de Thelema.
  2. Impedimento de saída. Tal como todo candidato é livre para desistir da Iniciação, todo membro é livre para deixar a Ordem quando assim o desejar.
  3. Isolamento. Não afastamos ninguém, direta ou indiretamente, de suas famílias, amigos, trabalho, groupos sociais ou qualquer outra associação. Pelo contrário, acreditamos que os membros não devem se restringir socialmente ao contato com seus irmãos e irmãs e que devem viver a vida plenamente tanto dentro quanto fora de nossos grupos. O convívio social e intelectual plenos com outras pessoas, modos de pensar e de agir é essencial a crescimento de qualquer pessoa.
  4. Manipulação financeira. Ainda que em nossa Constituição mencione-se que os membros de Graus mais altos devam abrir mão de suas posses e propriedades à Ordem, na realidade isso não é mais praticado há muitos anos. De nenhum membro, independente de Grau ou posição financeira ou social, é esperado abrir mão de suas posses ou propriedades. Da mesma forma, nenhum membro é coagido a doações de qualquer natureza.
  5. Líderes carismáticos. Ainda que a O.T.O. tenha seus líderes, estes não são “carismáticos” ou considerados “infalíveis”. Na Ordem não há culto a personalidades (nem mesmo à de Aleister Crowley). A O.T.O. não é baseada em nenhum indivíduo.
  6. Controle de comportamento. Nenhum membro da O.T.O. possui autoridade ou autorização para dizer a outro membro como deve viver sua vida, do que deve gostar ou não ou como deva comportar-se em sua vida privada. Os membros da O.T.O. não são policiados de forma alguma.
  7. Proibição a questionamentos. Acreditamos ser um direito inalienável de todo indivíduo o pensamento independente. Promovemos o pensamento crítico e nenhum questionamento é proibido. Mesmo que seja em relação à própria Ordem e suas lideranças.
O que significa "Minerval"?

Resumidamente, um Minerval é um Buscador da Sabedoria, da Verdade ou da Luz (ou de todas as três). A palavra é derivada do nome da deusa romana Minerva, equivamente à Athena grega, a deusa da sabedoria. Minerva também é considerada como uma deusa dos guerreiros, da poesia, da medicina, do comércio, das artes e a inventora da música. Há outros fatores, que são explicados depois que se entra na Ordem.

O que é a M∴M∴M∴?

As iniciais M.M.M. são a sigla para Mysteria Mystica Maxima. Originalmente este era o nome do sistema de Graus Iniciáticos na Grã Bretanha, no tempo em que Aleister Crowley liderava esta sessão da Ordem (na época, Theodor Reuss era o líder da O.T.O. como um todo). Eventualmente a M∴M∴M∴ foi absorvida no sistema regular da Ordem. Atualmente, compreende os Graus de 0º a VIIº.

Disseram-me que o Minerval é um "hóspede da Ordem". Isso significa que não serei um membro de verdade?

O Grau de Minerval é um Grau Iniciático no qual o candidato é considerado um “hóspede honrado” da O.T.O. e não um membro pleno. Este grau vida permitir ao candidato decidir, através da vivência direta dentro da Ordem, se deseja ou não se tornar um membro pleno, isto é alguém que forjou entre si e a Ordem um laço inquebrável, o que ocorre na Iniciação do Iº Grau. É uma oportunidade de conhecer a O.T.O. por dentro, seu dia a dia, seu trabalho e as pessoas que estão lá. E também uma chance de ser conhecido de forma mais profunda pelos membros que poderão um dia serem seus Padrinhos para o Iº Grau.

De forma prática, Minervais participam de todas as atividades da Ordem (que não sejam cerimônias de Iniciação de Graus mais altos que o seu), suas instruções, encontros, ritos, etc. Não é feita muita distinção, no dia a dia, entre Minervais ou membros de qualquer outro Grau. Contudo, não podem assumir cargos oficiais dentro da Ordem ou serem noviços como Sacerdotes, Sacerdotisas ou Diáconos.

Tenho outras perguntas!

Em caso de quaisquer dúvidas ou questionamentos não exite em falar conosco. Entre em contato ou nos procure durante nossos eventos abertos. Ficaremos felizes em conversar.

//]]>